sábado, 4 de março de 2017

Experiência - Flutua ou não flutua em água

Ontem foi dia de experiências.
Na sala do pré-escolar a São apresentou-nos uma taça com água, uma mola de plástico, um botão, uma chave, uma maçã, uma rolha de cortiça, uma bola de plasticina, um lápis e uma peça de lego.

A São perguntou se alguém sabia o que era flutuar, e a (A.) respondeu que era boiar. O (M.) disse que era vir ao cimo da água.
A São concordou com as respostas dadas e disse que com todos aqueles objetos que tínhamos em cima da mesa, iriamos fazer uma experiência para sabermos quais os objetos que flutuam e os que não flutuam.

O (S.) disse que os objetos que não flutuam vão aos fundo.
A São deu-nos uma folha de registo de dupla entrada, onde registámos com uma cruz , os objetos que flutuam na coluna dos objetos que pensamos que flutuam e na coluna dos objetos que não flutuam, os objetos que pensamos que não flutuam.
Esta grelha parecia um pouco mais complicada de usar, mas a São explicou que era semelhante ao mapa de registo das presenças, que só tínhamos que seguir com o dedo na linha do objeto que queríamos registar.

De seguida fomos ver se as nossas conceções estavam corretas.
Fomos colocando os objetos na taça de água e fomos registando na grelha " o que observei".

O objeto que mais surpreendeu toda a turma foi a maçã, que ninguém pensou que ela iria flutuar.
No fim da experiência, fizemos uma taça de cartolina, desenhámos os objetos que utilizámos na experiência
e colámos os que flutuam no cimo da tigela e os que não flutuam no fundo da tigela.
Registámos que com esta experiência aprendemos que a maçã, a mola de plástico, a peça de lego, a rolha de cortiça e o lápis flutuam.
A chave, o botão e a bola de plasticina não flutuam.
As coisas leves flutuam e as pesadas não flutuam.
E aprendemos também que as coisas pequenas podem ser mais pesadas do que as grandes.
Expusemos as nossas conclusões e também alguns registos da experiência no átrio da escola, para que todas as turmas possam ver o que aprendemos, e se quiserem, também elas podem experimentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário