terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Atividade MARE VAI À ESCOLA - A viagem da Enguia Maresia

 
Hoje, o MARE veio à nossa escola.
Qual a missão do" MARE vai à escola"?
O MARE tem como um dos seus objetivos "Promover a literacia do Oceano, contribuindo para uma Sociedade Azul participativa".
Acreditando que através de uma comunicação clara, simples e dinâmica do conhecimento científico  irá contribuir-se para o aumento da compreensão dos fenómenos naturais e da importância da proteção dos ecossistemas.
É pretensão da MARE despertar consciências, estimular o interesse pela ciência, promover a formação de futuros cientistas. Utilizando estratégias divertidas, interativas e criativas em contextos informais, aproximam o público escolar da investigação científica, inspirando as crianças e os jovens a compreenderem e protegerem os meios aquáticos, no geral, e os Oceanos em particular.
O programa educativo “O MARE vai à escola” explora temas como a biodiversidade dos Oceanos, as adaptações dos organismos aquáticos, as relações tróficas marinhas, a conservação, exploração e gestão integrada dos recursos marinhos, o papel da Humanidade no desenvolvimento sustentável.
Para desenvolver essas atividades recebemos a visita da Bióloga Marinha Sandra Amoroso, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Na sala da professora Rita, estiveram reunidas as turmas da educação pré-escolar e o 1º/2º anos, para participar na atividade "A viagem da Enguia Maresia", dinamizada pela Sandra que nos contou a história da viagem da Enguia.
Com um início de vida atribulado, a Enguia Maresia partiu numa viagem em busca do rio onde quer crescer. Nesta viagem salpicada de perigos e aventuras, contou com a ajuda dos animais que habitam esta grande casa que é o Oceano.
No meio de tanta emoção, a Enguia Maresia ainda encontrou tempo para nos ensinar a cuidar dos oceanos.
Neste atelier foram dadas a conhecer as caraterísticas dos diferentes animais que habitam os rios e oceanos, assim como a importância de contribuir para a proteção da natureza. Também não foi esquecido o  papel do MARE, na conservação da enguia e do seu ecossistema.
Um dos animais que conhecemos foi a gaivota, e a Sandra explicou-nos que as penas da gaivota são impermeáveis, e demonstrou-nos salpicando uma pena com umas gotinhas de água e deu-nos a oportunidade de confirmar. 
No final a Sandra agrafou as peças que tínhamos pintado, para construir uma enguia macho (Pré-escolar) e uma enguia fêmea (1º Ciclo).

Ficaram bem bonitos na parede das escadas, e como hoje é dia de S. Valentim, não faltaram uns corações.


Sem comentários:

Enviar um comentário